Marcopolo
História: A Marcopolo vem aproximando pessoas desde 1949, ano em que iniciou sua trajetória empresarial de superação contínua. A empresa, que tem seu nome ligado à história do transporte de passageiros, foi fundada em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, com o nome de Nicola & Cia. Ltda.
Em 1971, graças ao sucesso alcançado com o lançamento do ônibus “Marcopolo”, passou a denominar-se Marcopolo S.A.
O crescimento contínuo consolidou a organização, que já produziu em suas fábricas no Brasil e exterior, nestes 59 anos, 200.000 ônibus, com uma força de trabalho atual de mais de 12.000 colaboradores.
Em 1971, graças ao sucesso alcançado com o lançamento do ônibus “Marcopolo”, passou a denominar-se Marcopolo S.A.
O crescimento contínuo consolidou a organização, que já produziu em suas fábricas no Brasil e exterior, nestes 59 anos, 200.000 ônibus, com uma força de trabalho atual de mais de 12.000 colaboradores.
Visão da Corporação: Ser reconhecida mundialmente como a empresa brasileira mais competitiva nos segmentos de negócios em que estiver atuando e de sólida imagem econômica e social.
Valores da Corporação(Respeito e Valorização das Pessoas): O relacionamento das pessoas na Marcopolo é de respeito, valorização e transparência. Qualquer pessoa, seja da empresa ou de fora dela, deve ser tratada com dignidade e justiça. O respeito e a valorização do ser humano representam a base de sustentação de todos os Valores da Marcopolo.
Satisfação dos Clientes: A satisfação dos Clientes é a razão do sucesso da Marcopolo. Esforços devem ser direcionados para identificar o que é percebido como de Valor pelos Clientes, estabelecendo todas e quaisquer ações capazes de transformar esses valores em realidades lucrativas recíprocas, respaldadas em relacionamentos de longo prazo.
Excelência nos Resultados: A busca da Excelência nos Resultados, em tudo que fazemos, é a garantia do crescimento sustentável da Marcopolo.
Solidez Econômico-Financeira: A Marcopolo tem como premissa básica a solidez econômico-financeira dos negócios, fundamental para sua existência. O compromisso com o alto desempenho e a geração de valor deve nortear o dia-a-dia dos profissionais e parceiros da Marcopolo.
Ética: A Marcopolo adota uma atitude de responsabilidade e respeito para com as pessoas e instituições com as quais se relaciona, agindo de acordo com as leis e regulamentos vigentes para o negócio em que atua. É de grande importância para a empresa que conflitos de interesses que possam envolver administradores e colaboradores, entre outros, sejam evitados. Na ocorrência de situações de conflito, essas devem ser resolvidas de forma transparente, com julgamento de valores por parte do Comitê de Recursos Humanos e Ética.
A empresa foi uma das pioneiras no Brasil, em seu segmento de atuação, na criação de um código de conduta, divulgado interna e externamente para todos os públicos de interesse da empresa.
A empresa foi uma das pioneiras no Brasil, em seu segmento de atuação, na criação de um código de conduta, divulgado interna e externamente para todos os públicos de interesse da empresa.
Meio-Ambiente e Comunidades: A Marcopolo e seus colaboradores têm um importante compromisso com a saúde, a segurança, o meio-ambiente e as comunidades onde está inserida.
Parcerias: Os parceiros, caracterizados principalmente por Fornecedores, Montadoras, Representantes Comerciais, Instituições Financeiras, Distribuidores e Revendedores têm um papel importante e estratégico para a Marcopolo. Devem ser construídos relacionamentos de longo prazo, com regras claras, baseados em confiança e comprometimento recíprocos, através do aprendizado e de experiências compartilhadas, estimulando práticas que resultem em sucesso conjunto.
Fonte: http://www.marcopolo.com.br/website/sa_pt/content/marcopolo/marcopolosa/visao.php (28/10/2010 as 20h54).
1ª Porque a Marcopolo quer ser uma organização que aprende?
Fatores chaves impulsionam o mundo dos negócios e a empresa Marcopolo busca aprimorar-se internamente com foco no cliente, atendendo suas necessidades e exigências que pressionam a pratica da melhor qualidade dos produtos e serviços pelo menor preço, ressaltando pontos principais no momento da compra e o foco do cliente.
Através do Centro de Educação Corporativa , formado por uma equipe multidisciplinar de educadores e gestores do modelo de Gestão de Competência composto por profissionais internos e externos, a Marcopolo deseja inserir as competência essenciais que norteiam o negócio desenvolvendo e institucionalizado-as.
Atento as mudanças continuas, a Marcopolo observa a aprendizagem através da efetiva aplicação do conhecimento e habilidades desenvolvida na situação de trabalho,
Indicadores são utilizados para retratar pontual e continuamente a performance do processo de educação.
A partir dos modelos Senge é possível analisar os objetivos tratados.
2ª - Avaliação do modelo de gestão da Marcopolo considerando o modelo "Learning Organizations".
- Domínio pessoal: A Marcopolo fornece ferramentas para que seus colaboradores tenham a oportunidade de desenvolver-se tanto no aspecto pessoal como sua habilidades técnicas, evidenciadas através da política de desenvolvimento e capacitação profissional onde e orientada pelos: Programas de Estagio, Programa de Incentivo á Educação, Programa de Desenvolvimento de Supervisores(PDS), levando a empresa a uma condição favorável ao modelo de Learning Organizations. Além disso a empresa está envolvida em diversos programas sócias, podemos citar como exemplo o Programa Qualidade de Vida, onde o bem estar dos colaboradores e seus familiares ficam em evidencia.
- Modelos mentais: A empresa através de sua unidades fabris instaladas em regiões estratégicas do mundo, a empresa procura valorizar a troca de experiência com as mais variadas culturas, assim preparando as pessoal para que tenham uma visão e uma percepção mais ampla. Para cada unidade instalada e enviada uma equipe com uma missão especifica, oportunizando novas interpretações e propiciando uma mudança no comportamento do que se faz.
- Visão Compartilhada: A empresa divulga a todos colaboradores seu compromisso com a sociedade, missão, valores e princípios, deixando claro seus objetivos, gerando comprometimento dos funicionarios.
As diferentes áreas da organização possuem objetivos definidos e interligados, impactando nos resultados de cada área, onde relatórios são divulgados redirecionando metas e objetivos a fim de otimizar os resultados.Os planos estratégicos ficam sobre a responsabilidades dos gestores das áreas, onde ocorre uma reunião mensal com a divulgação de resultados e metas a serem atigidas.
Com relação a empresa tentar ampliar suas fontes de divulgação, seja ela pela comunicação interna(intranet), quadros murais, pesquisas de satisfação, boletim interno.
- Aprendizagem em equipe: A empresa investe nos Programas de Desenvolvimento de Supervisores(PDS) e o Centro Marcopolo de Educação Corporativo (CEMEC), contribui com o processo de apendizagem em equipe, desenvolvendo liderança de grupos criativos. A formação de grupos de KAIZEN, SUMAN e MASP e se apropriam da idéia de aprendizagem em equipe.
- Pensamento sistêmico: ???????????